Descarregando o Inconsciente

Item disponível em sua íntegra na  Versão Completa e atualizada ou no livro  Caminhos da Cura.

[…]

Diminuindo a carga de “represamento”, normalmente alta, dos conteúdos inconscientes, abrimos caminho para que durante os sonhos tenhamos mais tranquilidade  e  equilíbrio emocional para lidarmos com os conteúdos envolvidos, o que torna, inclusive, a vivência até de Sonhos Lúcidos muito mais fácil e possível, pois conseguimos acessar emoções, inclusive ruins ou marcantes, em dimensões e intensidades energéticas com profundidades infinitas.

O Sonho Ruim que Insiste em Voltar

Provavelmente, todos nós já passamos por aquela experiência desagradável de estarmos tendo um sonho ruim, agitado, desequilibrante, no meio do qual acordamos angustiados durante a noite. Voltamos a dormir e lá está ele de novo. E assim a noite ruidosa vai se arrastando em momentos intermináveis. Acordamos cansados e com sensações desconfortáveis.

Esse tipo de acontecimento ilustra bem o que foi dito anteriormente sobre a questão de repressão de manifestação do inconsciente. Neste caso, a pessoa apresenta uma mensagem forte do inconsciente que está tentando vir à tona, sem sucesso. Podem advir daí dois caminhos:


► O primeiro, e mais comum, é o da pessoa não se abrir, realmente, para o que o sonho está tentando trazer à tona, continuando seus esforços racionais para bloquear essa ação e, pior ainda, sem tentar entender e integrar o que pode estar querendo ser revelado. Como consequência desse tipo de ação, o inconsciente seguirá aquele caminho já citado de procurar manifestações mais densas e contundentes, adentrando nos fatos da vida cotidiana. Como o que está tentando se manifestar é de natureza forte, pesada, pode-se esperar pela frente algo marcadamente ruim, como doenças, acidentes, insucessos;

O segundo é que a pessoa possa se abrir para o sonho ruim, entrando nele e deixando-o acontecer, integrando os sentimentos que daí decorrerão (isto é muito difícil de se fazer e aconselhável apenas para quem já tem vivências dentro de processos terapêuticos e iniciáticos, estados alterados de percepção e uma boa estrada dentro do autoconhecimento). Uma alternativa mais fácil nessa linha é, ao menos, dedicar um bom tempo e energia, posteriores, refletindo sobre o que pode estar querendo vir à tona, inclusive recorrendo à ajuda de outras pessoas, mesmo que não seja profissionalmente, terapeuticamente, mas até com amigos mesmo, numa forma de captar novos momentos de reflexão sobre a questão, agregando, ainda, novos pontos de vista.

Pesadelos que Curam

Item disponível em sua íntegra na  Versão Completa e atualizada no livro  Caminhos da Cura.

Para poder sonhar e, ainda, ir além, permitindo que os conteúdos dos sonhos possam manifestar-se livremente, inclusive trazendo mensagens fortes e marcantes, é necessário:

► Ter sono de qualidade, decorrente e integrado com qualidade de vida;

► Saber lidar com sentimentos e emoções na vida cotidiana;

► Ter baixo nível de retenção e desequilíbrios emocionais;

► Estar aberto para o mundo da manifestação do inconsciente e consciente sobre sua real importância e necessidade vital de integração para manutenção de nosso estado de vitalidade e de saúde.

Peça Feedback gratuito do seu Processo Pessoal Agora.

O processo pessoal refere-se a suas questões internas, a forma como pensa, como são seus sentimentos, pelo que tem passado, quais suas necessidades atuais.

Deixe Seu Comentário

Comentário(s).

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *