Atenuando a Ansiedade
[…] Indica conteúdo disponível apenas na VERSÃO COMPLETA ou no livro Caminhos da Cura
Sugestões para atenuar a ansiedade com práticas respiratórias:
Quando ansioso(a), tente essas alternativas percebendo qual se adapta melhor a você.
1 .Respire ampla, profunda e pausadamente; Se não conseguir fazer assim, contenha a respiração completamente;
2 .Não conseguindo nenhuma das duas possibilidades anteriores, respire rápida e superficialmente – “respiração de cachorrinho cansado”, até que consiga realizar outro ritmo respiratório mais suave;
3 .Concentre-se em seu interior (será necessário ter o propósito de se afastar por alguns momentos das preocupações correntes); para realizar isso, inspire profundamente duas vezes.
Focalize sua atenção na respiração até que tenha terminado de exalar; fique sem respirar durante alguns segundos antes de inspirar novamente. Repita algumas vezes.
Concentre a atenção na região do peito, imaginando que está respirando através do peito (respiração torácica, veja mais sobre este tipo de respiração na seção sobre os exercícios respiratórios);
Tendo facilidade com exercícios de visualização, imagine cenas que lhe tragam paz e conforto. Focar sentimentos de gratidão e amor será particularmente interessante
Este item faz um resumo um tanto coeso de um conceito denominado “coerência cardíaca”, muito bem explicado, com embasamentos científicos, no livro “Curar o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise”, do Dr. David Servan-Schreiber.
O Inconsciente e o Corpo
Freud nos trouxe a gigantesca contribuição de mostrar a existência do inconsciente e sua influência sobre tudo o que fazemos. Em toda sua extensa obra, não há uma única linha sobre respiração.
Jung avançou nos deixando o legado do conhecimento sobre o inconsciente coletivo e Reich deu mais um grande passo, lançando os fundamentos da psicanálise do corpo: o inconsciente está inteiro ou simplesmente é o corpo, cujos movimentos e posições a própria pessoa mal percebe, mas que são vistos, fácil e constantemente, pelo outro, especialmente um outro treinado e atento.
Mesmo não sendo o outro treinado em leitura corporal ou comportamental, capta nosso inconsciente também inconscientemente e a ele reage de uma forma ou de outra.
Qualquer ativação da Couraça Muscular do Caráter [ver Respostas de Cura] envolve sempre uma inibição respiratória, elemento fundamental de toda neurose.
Peça Feedback gratuito do seu Processo Pessoal Agora.
O processo pessoal refere-se a suas questões internas, a forma como pensa, como são seus sentimentos, pelo que tem passado, quais suas necessidades atuais.
Sem comentários